Deliberações de 2008

ENSINO BÁSICO

O Ensino Básico no Brasil está dividido em três etapas: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. No Brasil, a educação básica inicia-se geralmente aos 3 ou 4 anos de idade e tem uma duração média de aproximadamente 14 ou 15 anos.

As etapas da educação básica estão assim dispostas:

Etapas Idade do Aluno Duração
Ensino Infantil
  Creche 0 a 3 anos 3 a 4 anos
  Pré-Escola 4 e 5/6 anos 2 ou 3 anos
Fundamental
6/7 aos 14 anos 8 ou 9 anos
Ensino Médio 15 aos 17 anos 3 anos

O Brasil teve aumentos na base de matrículas e nas taxas de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio na educação básica nos últimos dez anos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) sobre o setor de educação, a taxa líquida de matrículas no ensino fundamental nas regiões metropolitanas do País, que mede o número de alunos matriculados versus o número total da população entre 7 e 14 anos de idade, aumentou de 91,3% em 1995 para 95,5% em 2005. A mesma pesquisa indicou que a taxa líquida de matrícula no ensino médio teve um aumento ainda mais significativo, de 30,1% em 1995 para 54,6% em 2005. A escolaridade do brasileiro também vem aumentando, com a proporção de pessoas com educação média completa no Brasil subindo de 25% na força de trabalho ocupada em 1993 para 33% em 2003.

De acordo com os dados do relatório “Global Education Digest 2006” elaborado pela UNESCO, as taxas médias de alfabetização do Brasil entre o período de 2000 a 2004 foram de 89% entre a população adulta (acima de 15 anos) e 97% entre a população jovem (de 15 a 24 anos), acima da média mundial em ambos os casos.

Em geral, as escolas privadas estão muito melhor equipadas e oferecem maior qualidade de ensino do que as escolas públicas. poucos dados oficiais sobre o ensino privado no País. No entanto, a Companhia acredita que o aumento na busca pela educação básica privada nos últimos anos, seja resultado da percepção de que escolas privadas oferecem um ensino de melhor qualidade do que as escolas públicas.

Um segmento que tem apresentado substancial crescimento nos últimos anos é aquele representado por escolas que adotam sistemas de ensino. O sistema de ensino é uma solução completa de produtos e serviços composto por um material didático e o suporte necessário ao corpo docente para a condução dos cursos. No mercado de educação básica privada, as escolas que utilizam redes de ensino têm apresentado um maior crescimento quando comparado às escolas tradicionais. Segundo pesquisas da Hope Consultoria, aproximadamente 25% dos alunos atendidos na educação básica por escolas privadas se utilizam de sistemas de ensino.

Fonte INEP